28 de dezembro de 2010

Ano novo é momento de repensar: você já pensou no seu bichinho?

Na virada do ano muitas coisas e planos vêm a nossa cabeça. Queremos sempre melhorar em todos os sentidos. E nada mais natural também, pensar em quem tem estado ao nosso lado e que não pode fazer planos, nossos companheiros de quatro patas. Você já pensou em como ser melhor para ele? Pois tenho certeza que ele tem feito e dado o melhor pra você.
Aproveite para colocar as vacinas em dia. Cuidar da vermifugação, coisa básica e tão importante para a saúde do seu animal. Quem não castrou seu animal, se informe e saiba o quanto isso é importante para a saúde e bem estar dele e também, para evitar as criar indesejáveis. Se todos tivessem essa consciência, quantas mortes e maus tratos não seriam evitados? Pensem nisso com carinho. Para os cães, você tem levado-o para passear? Coloque esse hábito na sua vida, tenho certeza que ele ficará imensamente feliz e você aproveitará para relaxar junto com seu amigo. Não esqueça de levar o saquinho para recolher as fezes, hein? Lembre-se, consciência sempre! Para quem tem um gatinho, gatos adoram brincar, você tem feito isso com seu bichano? Bolinhas de papel garantem muitos minutos de distração. Isso também ajuda a estimular seu animal e evitar os quilos indesejáveis.
Gostaria que todos neste ano, abram espaço para atender aqueles que precisam, aqueles que estão ao nosso lado e nada pedem e só sabem dar, incondicionalmente. São amigos para uma vida toda, amigos que merecem nosso amor, carinho e tudo o que há de melhor de nós, pois é isso o que eles fazem pela gente.

Desejo um 2011 mais digno para os animais e repleto de amor e consciência para nós humanos.

Cecilia Bessa M. Jorge - Diretoria Operacional ASPAAN

21 de dezembro de 2010

O Raj mais amado do mundo

A Jannine Dias acabou de nos presentear com uma bela história de amor. Por favor, não chorem muito. =)

Meu cãozinho idoso estava solitário e triste e eu também estava sentindo falta de um gatinho então decidi procurar um novo membro para nossa família. Foi aí que comecei a busca oficial, pesquisei em sites de adoção, nas ruas e ignorei quem me aconselhava a comprar um, eu queria adotar e dar a chance de uma vida diferente a um gatinho rejeitado.

Assim eu encontrei a ASPAAN. Em meio a tantos gatinhos vi o Raj e sabia que a busca havia acabado e eu ficaria com ele. Conversei com as meninas e fui buscá lo, foi amor a primeira vista! Ele era a coisa mais linda que eu já havia visto e tinha um olhar assustadinho que me desafiava a provar que ele não seria devolvido novamente.

Soube pelas meninas que ele havia passado maus momentos e merecia toda a paciência e amor. Levei para casa, ele era muito assustadinho mas ainda assim dividiu a cama comigo. E era tão doce! Decidiu dar um voto de confiança para mim e minha família, conquistou a todos com sua amabilidade e amor e se tornou o centro do meu mundo. Ficou amigo do meu cãozinho e sempre foi sapeca mas amoroso. Me abraça de medo quando chove, me acorda todos os dias com puxões de cabelo, lambidinhas asperas no rosto ou mordidas de leve no nariz, rola no chão quando chego em casa, caça meus pés a noite, coloca as bolinhas e ratinhos de brinquedo dentro da minha bolsa.

O Raj foi o melhor presente que já ganhei, me ensina tanto a cada dia, é meu companheiro para tudo e me enche de amor, um amor que apenas os animais conhecem, aquele amor incondicional e puro sem esperar nada em troca.

Quem tem preconceito quanto a raças de animais perde tanto, pois somente quem adota um animalzinho que já sofreu sabe como é emocionante conquistá-lo e como é especial o carinho e a gratidão que eles tem por nós. Todas as vezes que ganha um brinquedo ou petisco o Raj abraça meu braço e enche de lambidinhas animadas, faz de tudo para me agradar. Infelizmente ainda existe muito preconceito quanto a gatos serem agressivos e desleais mas quem der uma chance a algum gatinho não vai se arrepender pois são amigos e companheiros fiéis e só quem tem para saber a felicidade que eles proporcionam.



Se você tem uma bela história para contar, mande pra gente que publicaremos: (aspaanoficial@gmail.com)

20 de dezembro de 2010

Adotar é tudo de bom!

A Itaecila (incluindo seus pais e irmãos) adora animais assim como a gente. É só ver um abandonado na rua que o coração fala mais alto e ela adota. Cuida, dá banho, comida e depois consegue alguém que possa adotar. Essa semana ela nos mandou um e-mail contando como foi a história de resgate de outro gatinho que passou por sua vida.

Acompanhe:

Nós estávamos com um gatinho que tinha sido atropelado (parece o Frajola) e a medula dele já tinha se regenerado com defeito, daí ele ficou paralítico das patinhas traseiras. Tivemos que deixá-lo internado por 2 semanas de tanto que ele estava mal alimentado (imagina se arrastando no meio da rua...ai que dó, toda vez q lembro, dá vontade de chorar).
Mas mandamos fazer as rodinhas pra ele poder andar e quando foi quarta (no dia que colocaram as rodinhas nele, ele foi adotado por alguém que ama muito animais (como nós).
Bem, agora tem uma conhecida q está com 4 gatinhos (já maiores) pra adoção, se você puder ajudar eles agradecem...

Viu que lindo? Agradecemos por termos amigos como a Itaecila.

E você, quer adotar?


Esses 4 lindos gatinhos estão para adoção

Desses 4, só um pretinho ainda não tem lar. Telefone para contato: 62 8401-6358 ou 62 8182-1438

Bazar de Natal no Goiânia Shopping

Quem visitou nosso quiosque no Shopping Flamboyant aproveitou, né? Agora é a vez de aproveitar o bazar de Natal, até o dia 24 de dezembro, no piso 1 do Goiânia Shopping, das 10 às 23h.

Parte da verba arrecadada irá para a reforma da sede da associação, que abriga cerca de 100 animais, entre gatos e cachorros. Este ano, levamos para o bazar opções de presentes artesanais, como caixas de madeira com kits perfumados, sabonetes e toalhas pintadas à mão, quadros do Espírito Santo, oratórios, kits de sachê, painéis para cozinha, jogos americano, panos de prato e flores aromáticas.

Além disso tudo, você pode se informar sobre os animais disponíveis para adoção e eventos realizados por nós.

Fonte: Juliana Carnevalli

16 de dezembro de 2010

Lilica - a cadelinha que tirou a sorte grande

Leia agora a história da cadelinha Lilica que foi adotada pela Umbelina. É de emocionar!


Moro em Rio Verde, interior de Goiás. Um dia voltando para casa vi uma cadelinha bem pequena cercada por machos, ela estava no cio. Muito suja, mancando e muito assustada ela não deixou ser pega, no dia seguinte tentei de novo, com o tempo ganhei sua confiança. Todos ficavam impressionados dizendo ela ser o cachorro mais feio que já viram. Um dia consegui pega-la, levei pra dentro de casa e com a ajuda da minha ajudante à demos um bom banho. Ela se tornou outro cachorro, muito bela e com o pelo macio. Observamos que ela mancava porque tinha muitos bichos de pé, eu mesma tomei conta disso antes de levá-la ao veterinário. Paguei muito caro para que seus dentes fossem retirados pois estavam pretos, no fim descobri que eram dentes de leite e por isso ela não ficou banguela. No fim descobri que ela é de uma raça francesa muito rara, chamada Papillon, caracterizada pelas orelhas que lembram uma borboleta. Hoje em dia ela não desgruda de mim um segundo, minha melhor companhia, o meu xodozinho. Nos mudamos para um condomínio grande e muito verde, ela se diverte muito mas jamais sai de casa sem mim, deve ser o medo de ficar sozinha novamente. 
Umbelina Rego Leite

Lilica e Umbelina felizes da vida!

Você também tem uma história de adoção? Conte para nós! Basta enviar para o email aspaanoficial@gmail.com que em breve publicaremos. =)

14 de dezembro de 2010

Festas de fim de ano - Cuidados com Fogos de Artifício


Os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães. Natal, Ano Novo, Copa do Mundo, finais de campeonatos de futebol são ocasiões em que os animais mais se perdem de seus donos.

Todos os animais se assustam facilmente nas épocas festivas com o barulhos dos fogos e rojões. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino, além de provocar ataques cardíacos e desencadear problemas que podem levar o animal à morte.

Procure evitar tudo isso garantindo condições mínimas de segurança, evitando ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do espocar dos fogos), passe-lhe paz e tranquilidade, e a sensação de que tudo está bem e sob controle.

Lembre-se também que se o seu bichinho conseguir fugir, por desespero, ele irá correr por vários e vários quilômetros. É MUITO IMPORTANTE deixar o animal com uma coleira com um telefone de contato. Se alguém conseguir resgatar seu bichinho, você poderá ser contatado. Utilize uma plaqueta de metal ou de plástico, com uma escrita que não saia se molhar. Não utilize etiquetas de papel com telefone escrito à caneta, pois ficará ilegível se molhar.

Os Perigos dos Fogos


  • Fugas - tornando-se animais perdidos, atropelados e que vão provocar acidentes
  • Mortes - enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir; atirando-se de janelas; atravessando portas de vidro; batendo a cabeça contra paredes ou grades
  • Graves ferimentos - quando atingido ou sem saber abocanhando um rojão achando que é algum objeto para brincar
  • Traumas - com mudanças de temperamento para agressividade
  • Ataques - investidas contra os próprios donos e outras pessoas
  • Brigas - com outros animais com os quais convivem, inclusive
  • Mutilações - no desespero de fugir chegam a se mutilar ao tentar atravessar grades e portões
  • Convulsões (ataques epileptiformes)
  • Morte e alteração do ciclo reprodutor dos animais da fauna silvestre
  • Afogamento em piscinas
  • Quedas de andares e alturas superiores
  • Aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso
  • Paradas cardiorespiratórias etc.

Recomendações para Com os Animais


:: Acomodar os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música;

:: Fechar portas e janelas para evitar fugas e suicídios;

:: Dar alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo);

:: Cobrir gaiolas de pássaros e checar cercados de animais (cabras, galinhas etc.);

:: Cobertores pesados estendidos nas janela abafam o som, assim como cobertores no chão ou um edredom sobre o animal;

:: Não deixar muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam até a morte. Tente deixá-los em quartos separados pois, na hora dos fogos, eles poderão morder-se uns aos outros, no desespero;

:: Um pouco antes da meia-noite leve seu animal para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos;

:: Procurar um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabaram se enforcando em função do pânico;

:: Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos;

:: Assim como calmantes naturais que apresentam resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse.

Recomendações para com Gatos


:: Escolha um quarto da casa que tenha uma cama e um armário, e prepare para ser o quarto dos gatos no reveillon.

:: Abra um ou dois armários e coloque cobertores para forrar e formar tocas confortáveis;

:: Desarrume a cama e coloque cobertores formando tocas; tocas embaixo da cama também são boas;

:: Feche toda a janela, passe a cortina e, se possível, encoste um colchão na janela para abafar o barulho;

:: Água, comida e caixinha de areia devem ficar distribuídos estrategicamente pelo quarto, sempre encostados na parede, para evitar serem derrubados e tudo acabar na maior sujeira;

:: Tire qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada, derramada;

:: Feche os gatos neste quarto a partir dos primeiros rojões e deixe-os lá. Deixá-los soltos aumenta o medo, a correria e o desespero, e eles acabam se enfiando em lugares como embaixo da máquina de lavar e da geladeira;

:: Para quem mora em casa, com gatos que tem acesso à rua, recolha os gatos antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua é mais perigoso, pois, quando se assustarem, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos;


Florais de Bach (Terapeuta Martha Follain)


As essências abaixo, combinadas, funcionam bem tanto para cães quanto para gatos:

rescue + mimulus + aspen + rock rose + cherry plum
Mande fazer em qualquer farmácia de manipulação ou homeopática SEM ÁLCOOL NEM GLICERINA, e guarde na geladeira (dura todo o vidrinho, apesar de dizerem na farmácia que dura só 2 dias).

Dosagem:

- Para aves pequenas: 2 gotas da fórmula, 4 vezes ao dia, pode ser colocada no bebedouro;

- Para aves médias: 4 gotas da fórmula, 4 vezes ao dia, pode ser colocada no bebedouro;

- Para cães de pequeno e médio porte e gatos: 4 gotas da fórmula, 4 vezes ao dia, diretamente na boquinha;

- Para cães de grande porte e gigantes: 6 gotas, 4 vezes ao dia, diretamente na boquinha de seu amigão;

- Para cavalos ou animais de grande porte: 30 gotas, 4 vezes ao dia, no bebedouro.

Para se ter absoluto sucesso no tratamento, é interessante que se tenha continuidade no mesmo, não esquecendo de ministrar as gotinhas regularmente. Aconselha-se a começar o tratamento, pelo menos, 5 dias antes do natal e estendê-lo até o dia 3 de janeiro, já que algumas pessoas insistem em prolongar a barulheira!.

EM PAÍSES DA EUROPA SÓ É PERMITIDO SOLTAR FOGOS EM ÁREAS PREVIAMENTE ESTABELECIDAS PARA NÃO PREJUDICAR A FAUNA.

PREVENIR É O IDEAL, POIS SÃO POUCOS OS VETERINÁRIOS DISPONÍVEIS NO PRIMEIRO DIA DO ANO.

Fontes: Fala Bicho; Renad; Clarissa Niciporciukas.

13 de dezembro de 2010

Amor é para compartilhar: conheça o lar temporário

A Stella Dalcin é uma pessoa muito querida para os animais que passam pela Apaan. Ela é dedicada e dá lar temporário a muitos bichinhos que precisam. Hoje você vai ler a história dela sobre como é dar lar temporário.

Olá! Meu nome é Stella, tenho 22 anos, 13 gatos, 4 cachorros e também dou lar temporário! No meu caso especificamente sou mãe temporária de gatos, e é isso que gostaria de compartilhar com vocês. Minha história com eles, estas criaturas incríveis, começou há muito tempo, mas lar temporário é algo mais recente, há alguns bons meses, há algumas boas ninhadas, há algumas boas brincadeiras e risadas.

Sim sempre tive muitos gatos, mas dar lar temporário é uma experiência única que vai muito além do que apenas criar, é poder confortar vítimas de abandono, maus tratos, devolver alegria e, finalmente, ver a alegria se manifestar em novas famílias.

Dar lar temporário ou não é o mesmo que decidir entre a vida e a morte de muitos animais, que já chegam muito fragilizados das ruas e não tem condições de sobreviver no abrigo, que já estão muito cheios e contaminados por diversos tipos de doenças. Dar lar temporário é possibilitar uma nova chance a estes animais.

Talvez tudo isso possa parece ser muito vago, muito distante...Vou melhorar as coisas para vocês e colocar um passo a passo do que vocês vão passar abrindo o seu coração para ser uma mãe ou pai temporário.

A chegada do(s) filhinho(s)

A chegada deles é muito esperada mesmo, muita ansiedade, muitos planos e tudo mais que você puder imaginar. Mas todo começo é um pouco mais delicado. No caso de filhotes é possível que muitos cheguem doentinhos, fracos e precisam de um cuidado especial, e principalmente muita paciência e compreensão, afinal são bebes como qualquer outro, com a diferença que estes são um pouquinho mais independentes e aprendem muito rápido que o lugar de fazer a sujeirinha é a caixinha de areia.

No caso de gatos maiores, é bom ter cautela, deixá-lo a vontade em um espaço separado da casa, aonde não seja movimentado ou barulhento. Ele precisa de paz e tranqüilidade para sentir confiança e poder entregar todo o carinho que ele tem guardado, para quem o mereça.

Os dias que se seguem:

É claro que no caso de gatos, eles são animais extremamente inteligentes e espertos, você não precisa se acabar em cuidados, mas atitudes corretas podem ajudar e muito a nova vida que este animal espera e a rápida adaptação deste animal na nova casa, e se você pode ter esta disponibilidade é com certeza algo maravilhoso que você poderá fazer para a vida dele e para a nova família que ele espera.

Mas o que você pode fazer?

  • Alimentá-los apenas com ração (salvo os casos especiais aonde tem alimentação indicada pelos veterinários)
  • Ter bastante interação com animal, pois em alguns casos ele pode ser mais arisco, mais desconfiado, e este contato mais próximo ajuda a superar estes medos
  • Ter muita atenção aos hábitos e saúde dele, se anda mais prostrado, se tem diarréia, se tem alguma alteração no comportamento
  • Isto tudo deve ser passado para os responsáveis do abrigo que irão orientar e poder ajudá-lo da melhor forma de acordo com as necessidades
  • Mas claro, que isto é só se tiver disponibilidade, pois só de possibilitar ao animal poder sair do abrigo e colocá-lo em um ambiente limpo, arejado, com água, comida e possibilidade de poder fazer exercícios, com certeza já é uma imensa ajuda e uma grande alegria que pode dar a ele.
  • São bons momentos que você irá passar conhecendo e dividindo sua vida com este animal, laços de afeto e cuidado são tecidos dia pós dia. Ele vai te receber na porta quando você chegar, vai querer ter um lugar no seu colo quando você estiver sentado, vai querer estar do seu lado nem que seja por 5 minutinhos, pois você será a representação do amor, do carinho e do cuidado que ele tanto precisa. E claro, é inevitável querer sempre a presença deles, vê-los comer, correr, brincar, aprender novas gracinhas é sempre maravilhoso. A paz que nos dá de ver aquele pequeno animalzinho confiando tanto em alguém, com aqueles olhos grandes cheios de ternura é algo que a gente guarda pra sempre!

A despedida:

A despedidas geralmente começam muito tempo antes, é muito difícil, muito difícil mesmo ser forte e deixá-los ir com naturalidade. Cada gatinho leva um pedacinho de você e deixa um pedacinho deles com a gente. Mas como não somos só nos que merecemos alegrias, devemos deixá-los ir e iluminar outra casa, outra família.

Eu ainda me recupero de uma separação recente, dos anjinhos azuis que me deixaram para serem o amor de outra pessoa. Ficam as saudades, o desejo profundo que sejam felizes e que possam fazer tanta diferença na vida de seus novos donos como fizeram na minha. Que eles despertem aquela mesma vontade de voltar correndo pra casa só para vê-los.

São realmente filhos e, como filhos, crescem e precisam encontrar seu próprio lugar. Mas esta tristeza não pode ser motivo para não dar mais lar temporário. Isto é consequência de toda a dedicação e como estes foram especiais outros também são, e como estes não sobreviveriam sem estes cuidados, outros também não irão. Se prender ao seu sentimento de perda é muito egoísta, algo muito pequeno e bobo perto do grandiosidade que você pode fazer na vida muitos destes animais.

Como disse, esta é uma decisão muito importante que pode ser decisiva em suas vidas. E acrescenta muito em nós, nos ensina muito de paciência, compaixão, respeito e amor a todo este maravilhoso processo de proteção animal. Somos as suas únicas vozes e a única possibilidade de defesa. A vida deles depende de nossa consciência.

Espero que isto acrescente também um pouquinho que seja na vida de vocês e que ajude a quem estava na dúvida em dar lar temporário ou não. Você é muito importante para alguém!


Abraços, Stella.

--
Olha só os anjinhos que já passaram pela casa dela recentemente:







11 de dezembro de 2010

ASPAAN no Veg Hour - Convite‏


O convite está indo de última hora mas só agora recebemos a confirmação.

A Aspaan estará no Veg Hour do restaurante vegetariano Loving Hut (convite e mapa acima) apresentando seu trabalho. Quem puder comparecer será bem vindo!

9 de dezembro de 2010

Uma aposentadoria digna para Leão



Você ainda não conhece o Leão? Ah, você tá perdendo, viu? Ele é um cão muito fofo, calmo, porém muito triste. Sim, é um cão idoso que perdeu a vontade de viver! Já pensou nisso? Dá pra acreditar que isso acontece com bichos? A gente pensa que só humanos perdem a vontade de viver, mas animais também são hiper sensitivos.


Leão é um animal idoso, porém saudável. Encontra-se no abrigo há algum tempo, sente-se acuado diante de outros animais e quase não sai mais da casinha. E o mais doloroso é que ele perdeu a vontade de viver, não demonstra alegria em momento algum. Basta ver o seu olhar!!! Leão está a procura de um dono que realmente saiba o significado das palavras respeito e amor. Caso você seja uma dessas pessoas, ligue 8453-8667 e fale com a Sônia.

Final Feliz!


Barsanulfo era um cachorrinho muito assustado (basta ver a carinha dele na foto) até que em uma das nossas feiras uma pessoa linda chamada Karen se encantou com ele e o adotou. Agora o nome dele é Boni e está feliz da vida. A imagem do antes e depois tá aí para vocês comprovarem a alegria da nova família que se formou!

Animal não é brinquedo


Bochecha foi doado na segunda-feira, dia 06/12. Parecia que tudo seria lindo até que a pessoa que o adotou quis devolvê-lo só porque ele fez cocô no lugar errado... Ainda estava em fase de adaptação e animais nem sempre fazem as necessidades onde deveriam (apesar que gatos são animais hiper higiênicos e aprendem muito rápido a usar a caixinha de areia).

Bem, Bochecha está para adoção novamente. É um gatinho doce, muito brincalhão e querido (além de muito lindo, né?). Merece uma família que o ame de verdade! Quem quiser adotá-lo, entrar em contato com cibessa@hotmail.com

Já está castrado, vermifugado e será vacinado neste final de semana.

Leia aqui as regras para adoção.

--------------------
ATUALIZAÇÃO

A história do Bochecha comoveu tanta gente que ele até saiu no jornal Diário da Manhã!



7 de dezembro de 2010

Adote um gatinho ou dê lar temporário

Eles precisam de você. De carinho. De amor. Eles querem passar o natal em família!

13 gatinhos foram abandonados essa semana por pessoas que não gostam de animais. Será que você pode cuidar de algum deles?


Se você tiver algum interesse em ajudar com ração ou dar abrigo provisório, entre em contato!
contato@aspaan.org.br










6 de dezembro de 2010

Quiosque da Aspaan no Flamboyant Shopping



Visite nosso quiosque no Shopping Flamboyant. Você vai encontrar várias opções de presente neste Natal. E o melhor, você vai ajudar a Aspaan: 10% do valor de venda do artesanato será revertido em doações; 100% do valor da venda dos objetos da própria ASPAAN será revertido em doações.

Um natal cheio de coisas lindas pra você e animais felizes!!