13 de fevereiro de 2011

AMMA PROMOVE CORRIDA EM FAVOR DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS

A “É o Bicho”, corrida de obstáculo com animais, levará à população informações sobre a Lei 58566/07, que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos na Capital. Evento acontece terça-feira, dia 15, das 8 às 12 horas.


Que o cão é o melhor amigo do homem, tudo mundo já sabe. A novidade é que, em Goiânia, eles estarão juntos pela primeira vez na jornada esportiva É o Bicho, que acontece na próxima terça-feira, dia 15, das 8 às 12 horas, no Parque Flamboyant Lourival Louza, Jardim Goiás. A corrida de obstáculos, que terá provas com cães presos por coleiras, objetiva conscientir os cidadãos e fomentar as discussões sobre a importância da posse responsável de animais. O evento é uma parceria entre Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

A prova será dividida em duas etapas, com animais de pequeno e médio portes. O percurso é de 200 metros. As inscrições serão realizadas no local do evento, no dia da jornada esportiva. Sem fins competitivos, todos os participantes receberão medalhas simbólicas. Além de incentivar a prática esportiva, a É o Bicho chama atenção para a Lei 58566/07, que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos na Capital.

Há, inclusive, previsão de sanções com aplicação de multas que variam entre 10 e 500 Unidades Fiscal de Referência (Ufir) em caso de descumprimento, por parte dos responsáveis pelos animais. Segundo à lei são passíveis de punições, por exemplo, o não recolhimento dos dejetos fecais eliminados por animais em vias e logradouros públicos, a condução de animais de grande porte em pistas de caminhada, a condução de animais de médio porte ou grande porte sem coleiras, focinheira e guias adequadas, além de maus tratos.

De acordo com a gerente de Manejo e Proteção e Manejo da Fauna Silvestre da Amma, Marize Moreira, o objetivo da É o Bicho também é o de alertar a sociedade sobre os problemas causados a partir da permanência irregular de animais domésticos nos parques e bosques de Goiânia, além do abandono desses animais em áreas públicas.

“Sabemos que uma das opções para solução da problemática em parques é a realização de um trabalho educativo junto à população, para esclarecimentos sobre as conseqüências da permanência e abandono de animais”, explica.

Conscientização

Marize relata que o trabalho de conscientização já está sendo desenvolvido. “Trabalhamos rotineiramente em virtude das questões que envolvem animais domésticos em unidades de conservação de Goiânia, com esse lançamento vamos intensificar mais ainda a conscientização da sociedade para o problema.” A gerente lembra ainda que a intenção da lei não é proibir a presença de animais domésticos nos parques.

“Esses animais podem sim permanecer nos parques, mas desde que estejam com coleira e atendam alguns requisitos importantes como, por exemplo, animais de grande porte não podem circular nas pistas de caminhadas. Isso é uma medida de segurança importante tanto para quem caminha, quanto como para quem conduz o animal”, alerta.

A gerente de Educação Ambiental, Regina Miranda informa que durante a jornada esportiva, além da Prova dos 200 metros com os cachorros, haverá uma serie de atividades que complementará a ação. “Vamos priorizar a conscientização da população, ou seja, fazer contato direto com eles. Teremos uma equipe de técnicos que realizará abordagens às pessoas que levaram animais para o evento, com o intuito de divulgar o ‘Guia de Educação Ambiental’, uma cartilha educativa que explica como deve ser a preservação dos parques e do projeto ‘Pega-Caca’”, ressalta.

O Pega-Caca consiste na sensibilização acerca dos riscos da presença de fezes nas pistas para os animais e os acompanhantes, e da postura quanto ao passeio com cães e gatos em parques.

Ecomóvel

Para complementar as atividades, estudantes de escolas da região também participarão do evento. A gerência de Educação Ambiental também disponibilizará durante o evento o Ecomóvel, um ônibus especialmente projetado para promover a conscientização ambiental de forma lúdica e criativa.

Entre os trabalhos desenvolvidos no ônibus ecológico estão palestras, oficinas de dobraduras e veiculação de vídeos educativos, nesse caso, salientando os cuidados com animais domésticos, além da importância da preservação ambiental e da convivência harmoniosa nos parques. “Todo o trabalho será desenvolvido com o intuito de despertar em todos os participantes a consciência ecológica e o cuidado com as áreas verdes da capital”, enfatiza Regina.

Serviço


Evento: É o Bicho


Data: terça-feira, dia 15


Horário: das 8 às 12 horas


Local: Parque Flamboyant Lourival Louza, confluência entre a Avenida H e as Ruas 15, 12, 46, 55 e 56, no Jardim Goiás


Mais informações: Assessoria de imprensa da Amma – 3524-1117



Autor: Mauro Júnio
http://www.prefeituragoiania.stiloweb.com.br/

2 de fevereiro de 2011

Gato da semana - Pipoca - ADOTE!

Pipoca é um gato gostoso, mestiço a persa, lindo, manhoso e ciumento, gosta de exclusividade. Já é adulto, e aguarda adoção. Ele não gosta muito de outros gatos, seria ótimo ser filho único.

Pipoca aguarda adoção e quer um lar com muito carinho e mimo. Para adotar o Pipoca, entre em contato com cibessa@hotmail.com


Cãozinho da semana: Rajadinho - ADOTE!

Rajadinho é um cão doce que aguarda adoção há muito tempo. É campeão de feiras, nunca ninguém se interessou por ele. Por que? Sinceramente, não sei. É de porte pequeno, tamanho de um cofap, pode viver bem em casa ou apartamento. É carinhoso, amigo e lindo.
Dê uma chance pro Rajadinho! Tenho certeza que quem adotar ficará imensamente feliz com ele.

Para adotar o Rajadinho, mande email para cibessa@hotmail.com